Qualidade X Preço – Entenda a Relação Custo-Benefício dos Produtos Profissionais e Economize!
Qualidade X Preço – Entenda a Relação Custo-Benefício dos Produtos Profissionais e Economize!
Esse é um questionamento que aflige todo mundo. Tanto quem vende, quanto quem compra. O que escolher: preço ou qualidade? O que pesa mais? E, no seu caso, qual é a melhor alternativa para o seu pet shop?
Por Que Diminuímos os Preços?
Do lado dos empresários, em tempos de uma maior retração do mercado, existe sempre a tentação (ou necessidade) de se reduzir ou não repassar reajustes no preço dos produtos ou dos serviços para que o cliente não se assuste e
procure o concorrente.
Em razão dessa necessidade, você pode acabar deixando de oferecer alguns serviços, produtos ou, até mesmo, profissionais melhores qualificados para atender seus clientes. Afinal, essas coisas têm um custo para você também. E, se você não quer repassá-lo para o cliente, é melhor, não ter esse custo, certo?
Quais os Problemas com Isso?
Não é bem assim. Você sabe que um bom resultado depende de uma série de fatores. Eles incluem a dificuldade do serviço, os materiais com que se trabalha e quem está executando.
Trazendo para a nossa realidade de pet shop, não é possível garantir, por exemplo, um bom trabalho de banho e tosa sem o shampoo adequado ou sem que você ou seus funcionários saibam como diluí-lo ou aplicá-lo corretamente, aproveitando todo o seu potencial de rendimento e o tal do “custo-benefício” prometido.
E isso é com a maior parte das empresas. Em quase todos os casos, elas entregam o serviço pedido. Mas passam longe entregar o melhor que poderiam, caso não tivessem reduzido tanto os custos ou deixado de utilizar um bom material.
O questionamento que fica é: o quanto de qualidade você sacrifica, ao tentar baratear os seus produtos? E se, na ânsia de atrair mais clientes, você torna o seu produto menos atraente e, ironicamente, acaba afastando os seus clientes que buscam produtos e serviços melhores?
Como Lidar com Essa Situação?
Assim, nos deparamos com a dúvida do início do texto: devemos escolher entre preço ou qualidade? A solução vai passar por uma palavra simples, mas cheia de significados: estratégia.
Um planejamento eficiente é fundamental para tirar a sua empresa de qualquer problema. Isso você já sabe. Você também já deve saber que uma solução pode ser adaptada para diversos problemas. Entretanto, cada problema é diferente. E a solução para o dilema de preço x qualidade, em seu pet shop, também vai ser.
Sendo assim, encontrar a estratégia correta nem sempre é fácil. No caso de decidir o que é melhor para o seu pet shop, você deve passar da pergunta inicial, para uma mais fácil de se achar a resposta. Você deve se perguntar o que interessa mais para o seu cliente: produtos de pet shop baratos ou produtos e serviços de qualidade?
Como Saber o Que Interessa ao Meu Cliente?
Primeiramente, você precisa saber quem é o seu cliente. Saber quem é o seu público-alvo é fundamental em qualquer negócio, tanto para iniciar o seu negócios quanto para os que já estão estabelecidos. É importante revisar isso regularmente, visto que o público-alvo pode mudar com o tempo.
Para começar a saber quem são os seus clientes, é interessante começar definindo as personas do seu pet shop. Mas o que são personas? Sem nos aprofundarmos muito no tema, vamos seguir a definição de Adele Revella, uma das maiores sumidades no assunto.
Segundo ela, buyer personas são como que “arquétipos de clientes reais ou clientes ideais. Elas ajudam os empresários e profissionais de marketing na elaboração de estratégias para promover seus serviços e produtos.
Para se criar uma buyer persona eficiente, você precisa fazer uma pesquisa, relativamente, extensa entre seus clientes e potenciais clientes. Assim, você saberá exatamente o que eles compram de você e, principalmente, porque eles compram.”
Depois de saber quem é o seu cliente, o que ele procura, o que ele precisa, o que é importante para ele e o que ele não faz tanta conta, a sua estratégia para tomar a decisão entre preço e qualidade fica mais clara.
A partir da criação da sua buyer persona, você pode decidir o que fazer com o seu pet shop: incluir serviços e produtos de maior qualidade e que lhe ofe. Aqui destacamos que focar em produtos mais baratos não é errado, desde que você saiba que isso é o que a sua clientela busca. Uma clientela feliz é sinônimo de bons faturamentos.
Erros Comuns ao Criar uma Buyer Persona para Pet Shops?
Na verdade, esse é um erro comum em vários segmentos. Muitos donos de negócios, ao criar a sua buyer persona, pensam em um cliente ideal. Naquele que gostariam de ter.
Por exemplo: podemos querer oferecer um certo produto para pet shop a nosso cliente. Logo, atribuímos a vontade ou necessidade desse produto à nossa buyer persona. Entretanto, na realidade, o cliente estava buscando um produto de maior qualidade ou com um preço mais acessível. Assim, nos pegamos analisando um cliente que não existe.
Esse é um erro grave pois não reflete a realidade, que é o que queremos para saber qual caminho tomar. Nesses casos, não existe segredo: pergunte a seus clientes o que eles querem, o que gostam no seu pet shop e o que sentem falta. As respostas sinceras deles vão lhe orientar muito melhor que a criação de um mundo ideal.
Outro problema comum é não ter uma ideia clara do que é o seu negócio. Você trabalha, diretamente com o consumidor final ou com produtos para pet shop em revenda? O seu foco são os produtos ou os serviços? Você vende o shampoo para cachorro no seu pet shop ou o serviço completo de banho e tosa?
Dizemos isso porque o valor percebido pelo seu cliente está atrelado ao tipo de negócio que ele entende que você administra. Isso pois o valor das coisas é referente à quantidade de trabalho para se ter elas disponíveis. Assim, um serviço tende a ser muito mais valorizado que um produto, por ser muito mais trabalhosos e exigir, muitas vezes, um conhecimento específico.
No caso específico de um pet shop, o trabalho de banho e tosa, por exemplo, boa parte do trabalho, ainda, não pode ser automatizada. E trabalhos que são feitos de forma manual são bastante valorizados, por conta de os clientes saberem que estão recebendo um resultado exclusivo.
Outro erro comum a todos os empresários é o orgulho desnecessário. É normal acumularmos um conhecimento sobre um assunto, ao longo do nosso tempo de experiência. Mas você não deve, nunca, pensar que sabe mais que qualquer um. É perigoso, até, pensar que já sabe o suficiente.
Isso pois as dúvidas vão surgir cedo ou tarde. E o orgulho só atrapalha nessas horas. Nesses momentos, busque informações qualificadas em todos os canais disponíveis. Materiais sobre o assunto, estudos sobre a sua área e profissionais com experiência em pet shops. Associações de apoio ao empresário costumam ajudar muito nessas horas. Não se deixe levar pelo seu orgulho ou sua vergonha de admitir que precisa aprender mais. Não são eles que pagam suas contas no fim do mês.
Porque Optar Pela Qualidade É A Melhor Solução?
Já falamos que a perfeição não é possível em nenhum negócio e que, algumas vezes, os seus clientes podem estar procurando o seu negócio por conta do preço, em detrimento de qualquer outro fator. Entretanto, optar, apenas por cortar custos, como dissemos, pode não ser muito vantajoso.
A primeira vantagem em se optar pela qualidade é, como dissemos, entregar um serviço que agrade seus clientes. Isso pois, muitas pessoas vão se esquecer de quanto pagaram em pouco tempo, se os seus resultados forem memoráveis. Afinal, um bom trabalho de banho e tosa vai durar muito mais que o tempo que seu cliente leva para ganhar o dinheiro que gastou para te pagar pelo serviço.
Outro fator é a segurança para você e para os seus clientes. Produtos de maior qualidade tendem a oferecer uma maior segurança para você e para o animal, visto que são feitos com uma formulação química que oferece menor risco de uma reação adversa. E esse tipo de reação além de todo o risco de saúde envolvido, pode acarretar em muitos gastos futuros para você e para o tutor do pet.
Outro fato que pesa a favor da qualidade é o fato que você não está gastando tanto assim, ao preferir produtos de qualidade. O custo absoluto pode assustar de início. Mas, se você fizer as contas de quanto produto gasta em cada serviço, verá que ele rende muito mais que produtos mais baratos. Produtos baratos tendem a serem diluídos além da conta, não obtendo os resultados ideais. Se você optar por produtos de maior qualidade, verá que eles logo se pagam, por serem muito mais eficientes.
Além do rendimento menor, alguns produtos mais baratos, simplesmente, não entregam o que você precisa. Sendo assim, tanto você, quanto seus clientes vão ficar insatisfeitos. E um cliente insatisfeito, além de, dificilmente voltar, pode ser uma enorme fonte de propaganda negativa.
Produtos de uma qualidade superior são notados até por pessoas que não são especialistas no segmento de pet shop. Eles limpam melhor, hidratam os pelos do animal e deixam um perfume que duradouro, sem irritar o olfato sensível dos animais. Além de não agredir a pele dos pets, que é mais delicada do que aparenta.
Você deve se lembrar de ser honesto com o cliente, não tentando oferecer um produto de valor mais acessível, como se fosse um produto de qualidade superior. Isso pois não somente o acesso a diversos produtos de pet shop é facilitado, como as informações sobre esses produtos. Logo, ele saberá, mesmo que o mínimo, sobre o que está comprando.
Por isso, é importante considerar todo o peso de um produto de qualidade. Isso pois a concorrência é pesada e você precisa de um diferencial em relação a eles. Se você escolher o caminho do preço, ele pode, a longo prazo se mostrar muito difícil de ser seguido. Muitos empresários se veem, após algum tempo, em uma espécie de leilão, oferecendo os serviços a preços cada vez menores. Até chegar o ponto em que começam a ter prejuízo ou a não entregar um trabalho, minimamente, aceitável.
Outro fator atrelado à qualidade é a confiabilidade. Produtos e serviços muito baratos não passam a ideia de que vão durar muito. Ou de que não vão dar dor de cabeça ao cliente, durante o período da garantia. Na verdade, clientes que procurem o seu pet shop pelo preço, raramente, vão esperar um serviço duradouro dele.
E engana-se quem pensa que um cliente que entra em sua loja atrás de preço não pode mudar de ideia. Segundo Rafael Barreto, consultor de negócios do Sebrae de São Paulo, se o seu produto apresentar boa qualidade, a percepção do cliente é influenciada. Uma vez que as vantagens sejam melhor percebidas que o preço, os valores dele se invertem. Além disso, as vendas, em seu pet shop tendem a ficar mais fáceis, visto que, uma vez notada a qualidade, os clientes não insistem em negociações longas.
De fato, a escolha entre preço e qualidade é uma questão que qualquer dono de pet shop (e, de forma geral, todo empresário) passa, várias vezes durante a vida de seu negócio. Como dissemos, diversas vezes, a escolha por produtos de qualidade tende a ser a mais vantajosa. Entretanto, se o seu público tende a procurar por produtos que, sem sacrificar os resultados finais, sejam um pouco mais acessíveis, convém manter um certo equilíbrio nessa relação de custo-benefício.
Outro fator a ser considerado para se estabelecer esse equilíbrio é o prazo. Quando estiver elaborando a sua buyer persona, não esqueça de ver o peso dessa variável na decisão de compra do cliente. Muitos podem preferir sacrificar um pouco da qualidade ou pagar um pouco mais caro para serem atendidos em menos tempo. A satisfação do cliente deve sempre estar em alta conta, pois estará firmemente atrelada aos seus faturamentos.
Por isso, nós da ProPet sempre prezamos por produtos de alta qualidade. Estes, se dividirmos o preço total, pelo rendimento do mesmo, se mostram mais baratos que os produtos de baixo custo total. Tudo isso em função da qualidade, desde o dono de pet shop até o consumidor final e, por consequência, o pet.
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