Dicas de Como Elevar o Faturamento do Petshop Durante a Pandemia
Com o maior recrudescimento do comércio, em razão de uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus, muitos donos de petshop ficaram assustados. Afinal, com as portas fechadas, como ficarão os faturamentos?
O fato é que muitos hábitos dos consumidores (e isso inclui o mercado pet) mudaram com a pandemia. E os comerciantes que não se adaptarem poderão passar por algumas dificuldades. Mesmo aqueles que tomaram atitudes poderão sentir alguns impactos. Afinal, pode demorar um pouco até você fazer o ajuste fino do seu negócio para esses novos tempos. Encontrar ou inventar a melhor maneira de gerir o seu empreendimento nesses novos tempos não é uma tarefa fácil. Isso porque devemos considerar, entre outros fatores que essa maneira vai mudar de caso para caso.
No entanto, para ajudar você nessa nova jornada, preparamos esse texto. Aqui, você encontrará dicas para manter-se funcionando e aumentar o faturamento do seu petshop durante a pandemia. Continue com a gente para saber mais.
Como Faço Para Manter as Minhas Vendas?
Em primeiro lugar, considere a possibilidade de que isso talvez não seja mais uma opção. Mas tenha calma. Isso não precisa ser uma coisa ruim. Veja bem. Essa pandemia mudou nossos hábitos de consumo, a maneira como entendemos os negócios e nossos relacionamentos em muitos níveis. Logo, talvez as suas vendas tenham de mudar também. A maneira como você atende seus clientes ou, até mesmo, seus clientes em si. Afinal, não são todos os seus clientes que vão se acostumar com o seu método de trabalho. Dessa maneira, além de se esforçar para manter os clientes antigos, você também precisará captar clientes novos.
Nada muito diferente do que você fazia antes. Ou seja, seus objetivos continuam os mesmos. Os seus métodos que precisarão sofrer algumas mudanças.
Foque no Básico
A primeira talvez seja no seu estoque. Com o dinheiro reduzido, os clientes tenderão a focar mais nos itens básicos. Tanto para eles, quanto para os pets. Assim, foque em comprar esses itens. Isso, claro, sem descuidar de outros produtos. Para isso, é necessário ter um bom controle do seu estoque. Entre esses itens, é claro que devem estar as rações, já que sem elas, nenhum animal sobrevive. Mas não são apenas elas que movimentarão o fluxo da sua loja.
Procure saber o que seus clientes compram, também, quando compram ração. Brinquedos? Areia? Ração úmida? Petiscos? O seu relatório de vendas pode lhe mostrar isso. De posse dessas informações você pode entrar em contato com eles para oferecer outros itens. Como kits ou brindes, por exemplo. Outro item que não pode ser deixado de fora dessa ideia para petshop são os produtos de higiene. Afinal, essa é uma preocupação constante dos donos. Também é interessante oferecer kits de limpeza, para cuidados em casa. Você não imagina a diferença que isso fará no seu faturamento. Mesmo que os kits custem menos que a venda individual dos produtos. Primeiramente, porque a maior parte dos clientes não compra todos os produtos necessários para o cuidado dos animais. Pode esquecer o condicionador ou uma escova. Ou seja, se você deixar a cargo ele, ele nunca levará o kit completo.
Além disso, a satisfação do seu cliente em ter tudo o que ele precisará a mão, será muito maior. Mesmo que ele esteja pagando mais do que costuma pagar, ele está, também, levando mais. E, da próxima vez que ele precisar comprar, ligará para você. Assim, você terá uma venda recorrente, maior do que costumava ter, deixando os clientes escolher por si só.
Ainda Sobre os Kits
Você não precisa oferecer esses kits apenas para limpeza. Outra maneira de manter o faturamento do petshop na pandemia, é expandindo esse conceito para outros tipos de produtos. Por exemplo, como uma estratégia complementar a de ligar para seus clientes e oferecer produtos juntamente à ração. Assim, você gerará renda recorrente em outras áreas. Nesse caso, em uma que terá mais saída, até que o banho e tosa. E existem outras possibilidades de kits. Como, por exemplo, guias e caixas de transporte. Ou coleiras e acessórios. Ou, ainda, kits de brinquedos, especialmente, se ele possui mais de um animal na casa. É interessante que você envie esses kits uma vez por mês. Assim, você já deve ter percebido que eles devem ser bastante completos. As razões para fazer uso dessa periodicidade são os benefícios que ela traz a você e a seu cliente.
Para seu cliente, como é uma compra só, ele perceberá que o custo, diluído pelos dias, não será grande. E, assim, poderá receber vários produtos de uma única vez. Para o seu lado, você verá o seu estoque diminuindo de maneira mais consistente. Assim, será capaz de pedir mais produtos de uma vez, diminuindo, assim, o custo unitário dos produtos.
Além disso, essa periodicidade lhe dará um controle maior sobre o seu fluxo de caixa. Você saberá quais dias enviar o kit e quanto dinheiro entrará em tal data. Sem precisar ficar horas se debruçando sobre a calculadora.
Trabalhe a Portas Fechadas
A lei estabeleceu o fechamento de petshops para o público. Mas, ainda, é possível atender os clientes. Em um sistema parecido com o drive-thru. Ou seja, o dono trará o animal, no horário agendado. Em seguida, ele será cuidado, seguindo todos os protocolos, para a segurança dos funcionários e do animal de estimação. Depois, basta ligar para o dono, para ele vir buscar o seu amigo. Ou simplesmente, entregar a ele, quando ele voltar no horário determinado. Caso você ofereça serviço de leva e traz, pode incluí-lo no pacote. Agendar esse tipo de compromisso já era importante para uma maior organização. Agora, ele se torna essencial. Para preservar a saúde de todos os envolvidos. Inclusive dos cachorros com a imunidade mais combalida, como os idosos, por exemplo. E, também, não se esqueça de levar a sério esses procedimentos de segurança. Investir um pouco mais nos EPI’s dos funcionários pode ser a diferença entre um colaborador saudável e produtivo e um colaborador a menos.
Lembre-se de que você depende deles para manter seu negócio funcionando. Além disso, você passará maior credibilidade e segurança para os seus clientes.
Use Suas Redes Sociais
E falando nos seus funcionários, não é nada mal que você use suas redes sociais, para mostrar aos seus clientes como eles estão trabalhando. Pode parecer besteira, mas essa é uma dica de como faturar mais na pandemia que realmente funciona. Filme e tire fotos. Faça stories. Seja criativo. Divulgue (logicamente, com a anuência deles) como é o trabalho de vocês. Especialmente, essa nova rotina de banho e tosa na pandemia. Isso vai mostrar aos seus clientes como você está trabalhando com segurança. Isso para garantir que os pets e tutores estejam seguros a ir para o pet shop. Essa confiança é importante. Sobretudo em tempos de insegurança. Você, no que lhe compete, pode se mostrar como um ponto de apoio para donos e animais.
Petshops podem trabalhar a portas fechadas e para retirada de pedidos nessa pandemia. Isso porque são considerados serviços essenciais, visto que lidam com a saúde e com a alimentação dos pets. Mesmo assim, muitos donos os encaram de forma diferente. Por acharem que esse é um serviço a mais, muitos preferem adiar as idas ao petshop. Alguns chegam a postergar, até mesmo as visitas ao veterinário. Por isso, é importante que eles vejam como você pode cuidar deles e dos bichinhos. Muitos se convencerão somente com essa propaganda. Alguns, no entanto, precisarão de um telefonema para voltar. É muito difícil prever o quanto uma pessoa estará segura de ir até o seu estabelecimento, antes de conversar com ela. No entanto, algumas pessoas não irão até o seu estabelecimento, mesmo após isso. Nesses casos, ofereça os kits de que falamos mais acima. O importante é se manter compreensivo, frente a decisão da pessoa.
Use o Marketplace
Outra forma de usar as redes sociais é fazendo uso do marketplace. Especialmente o do Facebook, que acaba sendo o mais popular, mesmo entre quem não é comerciante. No entanto, essa estratégia será mais atraente para novos consumidores, que para os que já são seus regulares. Isso porque esses já costumam lhe procurar mais ativamente. Se você não usa o marketplace, passe a utilizá-lo. Se já usa, é hora de intensificar essa sua utilização.
O marketplace é a vitrine da sua empresa, para toda a sua região. Seja ela sua cidade toda ou, somente, o seu bairro. O fato é que essa ferramenta não pode ser ignorada. Dessa maneira, você chamará a atenção dos donos de pets que estão procurando uma opção para seus animais. Muitas pessoas adotaram bichinhos durante a pandemia para não se sentirem sós. Ou, então, para fazer uma boa ação, em meio a tantos problemas que estamos enfrentando. Assim, eles, ainda, não têm onde comprar as coisas que os seus pets querem e precisam. Pode ser que eles tenham comprado as primeiras rações próximo de onde encontraram os animais. Mas isso não significa fidelidade. mVocê pode ser a pessoa que mudará isso. Sendo uma opção prática e humana para esses clientes em potencial, a escolha deles por você se tornará mais próxima de acontecer. E essas recomendações valem tanto para esse momento de pandemia quanto para depois dela. Afinal, essa tendência de compras online deve se manter por muito tempo. Ou, mais provavelmente, deverá ser irreversível.
Além disso, o uso do marketplace é essencial para desafogar, um pouco os produtos que estão parados no seu estoque. Especialmente, os que têm prazo de validade. Ninguém quer ter de jogar produtos vencidos no lixo. Muito menos, oferecê-los a seus clientes de 4 patas. Logo, quanto antes você colocá-los em circulação, melhor é para todos.
Faça Promoções
Esse tipo de estratégia sempre atrai mais clientes. Então porque não a usar para o seu petshop, na pandemia? Faça a divulgação correta dos seus produtos, para aumentar a saída deles. Ligue para os seus clientes, que você já não vê a algum tempo e fale que eles terão desconto nos produtos que mais compram. Para isso, lógico, é necessário que você mantenha um registro confiável do que vende e para quem vende. Se não o tem, pode ficar mais difícil. Mais nunca é tarde para começar. Além disso, você pode aproveitar essas ligações para informar que estão funcionando a portas fechadas. Assim, você faz propaganda tanto dos produtos quanto dos serviços.
E falando em serviços, sabemos que você tem um limite para o quanto consegue abaixar dos seus preços. Então porque, em lugar de cobrar mais barato, você não agrega valor? Se o seu cliente tem bastante costume de levar o animal para um banho e tosa, porque não dá o serviço, uma vez, de cortesia? Ou algum brinde, de algum produto novo? O mesmo vale para aquele cliente que sempre compra os produtos mas nunca marca uma hora para levar o pet para um banho. Ofereça o serviço, em reconhecimento à fidelidade dele. Você, com certeza vai conquistá-lo com seu bom atendimento. E ele voltar, pagando o preço cheio.
Além disso, se você conseguir, ofereça entregas gratuitas para a sua cidade. Ou, quem sabe, serviços de leva e traz. Isso faz toda a diferença para o cliente.
Parceria Com Clínicas
Parcerias são sempre importantes em momentos de crise ou de crescimento. Se você, ainda não tem parceria com uma clínica veterinária, é hora de passar a mão no telefone e fazer algumas ligações. Apesar de serem consideradas mais essenciais, por conta de sua semelhança maior com clínicas humanas, eles também devem estar passando por dificuldades. Assim, as parcerias tendem a beneficiar a todos. Aqui, é possível trabalhar em duas frentes. Uma é ver se existe espaço para disponibilizar os seus produtos na clínica. Assim, você poderá vender a preços mais acessíveis para elas. E, assim, movimentar o seu caixa e o seu estoque. A outra opção é oferecer desconto para os clientes da clínica. Para atraí-los para você. Em contrapartida, a clínica oferecerá descontos para os seus clientes.
Seja qual for a opção escolhida, todos saem vencedores dessa parceria. E é essa a intenção.
E é justamente essas parcerias que vão manter os negócios funcionando em tempos de crise. Por isso, nós da Flowpet Store desejamos reforçar nosso compromisso com donos de petshops e de pets em geral. E, assim, dizer que estamos dispostos a continuar oferecendo produtos de qualidade, pelos melhores preços. Como já vínhamos oferecendo há muito tempo.
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